Turma Normal e Especial

Este plano está dividido em oito unidades:

I. Apresentação:

Em um cenário de hipercompetitividade e seletividade, exige-se um profissional qualificado e capacitado para atuar em suas funções, cada vez mais se prima no treinamento e desenvolvimento desse profissional para atuar no mercado. Fundamentando-se nesse conceito em que o conhecimento aliado a perspectiva de aprendizagem e crescimento, a TECROV direciona seus esforços para o aprimoramento de seus alunos. A TECROV vem atuando em suas atividades de ensino desde janeiro de 2010, inserindo na sociedade do conhecimento, pessoal com forte diferencial competitivo.

II. Objetivos:

Objetivo Geral:

Transmitir princípios teóricos e fundamentos básicos em robótica submarina. ( ROV )

Objetivos Específicos:

Fornecer conhecimentos dentro de uma terminologia e conceitos em robótica submarina; oferecer base técnica e operacional aplicada aos Remotely Operated Vehicles, mais conhecidos como ROVs; princípios de telemetria utilizados na interface do ROV com a superfície, nas embarcações OFFSHORE.

III. Conteúdo Programático:

Conhecimentos gerais

Membros da equipe de um sistema de ROV em navios e em plataformas ; Organograma dos operadores de ROVs ; Trabalhos realizados com os ROVs ; Tipos de embarcações Offshore.

(carga horária = 02 horas)

Sistema ROV

Classe e modelos de ROVs ; Cabo armado, tether e umbilical ;bullet ;Tipos de lançamentos de um ROV ; Sistema LARS (Launch and recovery system );Control van ; Work van.

(carga horária = 5 horas )

Introdução ao ROV:

Estrutura do ROV ( Frame e flutuador ); Equipamentos de navegação dos ROVs ( Sonar ,Transponder , responder,gyro compass ,altímetro , Profundímetro , correntometro); Equipamentos de segurança ( Strobe ligth , radio VHF beacon , cinta de resgate ); Câmeras ( Color , sit e mini ); Sistema de iluminação do ROV.

( carga horária = 5 horas)

Introdução de navegação e manutenção do ROV:

Cuidados na navegação com o ROV ; condições de mar que afetam a navegação ; Dicas de pilotagem ;Rosa dos ventos , Norte verdadeiros e norte magnético ; SM ( Sistema de manutenções) ; SM corretiva ; SM preventiva ; SM preditiva ;SM detectiva.

( carga horária = 2 horas )

Manipuladores:

Manipulador de 5 funções ( controle  comandos ,manifolds)  , movimentos (Azimuth , Sholder pitch , Boom extend / retract , wrist rotate e jaw) ; manipulador de 7 funções ( controle máster , manifolds de servo válvulas , conector seanet ) ;Modelos de garras ; Movimentos ( Azimuth , Shoulder pitch ,Elbow pitch , wrist pitch , wrist yaw e wrist rotate  jaw ) ;Diagrama em blocos do manipulador.

( carga horária = 3 horas )

Hidráulica do ROV:

Bomba hidráulica ; HPU ( Unidade de potência hidráulica) ; Reservatório ; Unidade filtrante ; Compensador hidráulico ; TCU  ( Unidade de controle dos Thrusters ) ; HCU ( Unidade de controle hidráulico ) ; pan e tilt ; válvulas hidráulicas do ROV ; Charge Carter ; Fluido hidráulico .

(carga horária = 6 horas )

Ferramentas auxiliares:

Grinder ; Cortador de cabos ;Ferramenta de acoplamento de anel VX ; Ferramenta de copo e garfo ; Ferramenta de limpeza de anel VX ; Ferramentas extras de engate e corte ; Suporte para ferramentas auxiliares ; CP Probe ; Torque tool.

( carga horária = 3 horas )

Elétrica do sistema ROV:

Fornecimento de energia;PDU ( unidade de distribuição de potencia) ; Diagrama da LONG LINE ;HVTU(Unidade dos transformadores de alta voltagem);HVJB(Caixa de junção da alta voltagem );Deck cable; caixa estacionaria e rotativa;Slip ring;Tambor do cabo armado, alimentações de chegada no TMS e gaiola;chegada de energia no ROV.

(carga horária = 6 horas)

Eletrônica do sistema ROV:

Comandos de superfície ;Modem;Comandos digitais e analógicos ; Vídeo matrix ; Fibra óptica utilizado pelo ROV; Computador de fundo ; Garrafa eletrônica e de comandos ; Diagramas da eletrônica.

( carga horária = 6 horas )

Simulador de ROV:

Treinamento para manusear o manipulador de 5 funções ; Pilotagem de monitoramento de Arvores de natal molhada (ANM) e dutos submarinos . Localização de bóias ; Intervenção em Arvores de Natal molhadas com ferramenta Torque tool.

(carga horária = 3 horas)

IV. Metodologia:

Aula expositiva;
Debates;
Problematização de questões inerentes ao ROV.

V. Recursos didáticos:

Textos apostilados; Revista;
Vídeos;
Projeções (data show); Quadro para exposição de imagens.

VI. Avaliação:

Avaliação principal:

As avaliações se dividem em 3 módulos e cada modulo possui uma avaliação;dulo I (Conhecimentos gerais, Sistema de ROV,Introdução ao ROV e Introdução de navegação e manutenção do ROV.); Módulo II (Manipuladores, Hidráulica do ROV,Ferramentas auxiliares); dulo III (Elétrica do sistema ROV, eletrônica do ROV.). É feito um somatório das notas dos 3 módulos e tiramos a media. As notas estão no valor entre 0,0 á 10,00 (dez pontos); Há este procedimento chamamos de (MAM) media da avaliação dos módulos.

Avaliação comportamental:

Esta avaliação é feita pelo instrutor e coordenador da TECROV, que avalia 3 requisitos ( presença ;  O aluno é avaliado na pontualidade de horário de chegada e saída dos curso ;Assiduidade ele  é avaliado na presença diária do curso sem faltas ; E participação que é avaliado na seu comportamento dentro de sala de aula ex. Telefone celular desligado , não dormir dentro de sala de aula  realizar perguntas dentro do contesto. É realizado um somatório das notas dos 3 requisitos e tiramos uma média. Há este procedimento chamamos de (MAC) média de avaliação comportamental. Cada requisito acima mencionado tem um valor entre 0,0  a 1,0 ( um ponto ).

Avaliação dos testes realizados:

Durante o curso o instrutor aplica 03 testes sob consultas e em grupo , testes estes que servem para interagir a turma e ajudar nos estudos da disciplina , os testes são corrigidos juntamente com o instrutor , aos alunos que realizaram os testes, e feito um somatório dos 3 testes, e tiramos a média; a este procedimento chamamos de (MAT) média de avaliação dos testes. Cada teste tem um valor entre 0,0 a 1,0 ( um ponto )

Avaliação no Simulador:

O aluno é avaliado pelo instrutor de ROV , que no final do treinamento ele recebe uma nota pelo seu desempenho nota esta que fica entre  0,0 a 1,0 ( um ponto ); a este procedimento chamamos de (MAS) média de avaliação do simulador)

Média final e aprovação:

A aprovação do aluno no curso de robótica submarina ROV se dá mediante ao somatório das avaliações (MAM; MAC; MAT e, MAS).

Ex: Media MAM + Média MAC + Média MAT + Média MAS = Nota final

Média para ser aprovado no curso 8,0 ( oito pontos)

VII Bibliografia:

Manual TRITON XL; XLS e XLX – Perry Slingsby systems inc. Operations & maintenance.

VII. Considerações finais:

A TECROV inserida no ramo da educação tem o compromisso e a missão de contribuir com o avanço social e tecnológico presentes na nossa sociedade. A exigência de um novo tipo de profissional diante das constantes transformações apresentadas na sociedade do conhecimento e com forte impacto da tecnologia na organização e no gerenciamento de empresas, a maioria dos trabalhos envolve conhecimentos mais abrangentes e sua integração, bem como a necessidade de capacitação continuada.  Com essa configuração, o trabalho eficiente norteia para o profissional orientado para o autodesenvolvimento, orientado para missões, orientado para desafios, comprometido com o negócio da empresa e polivalente/policompetente.